Órgão Informativo da Empresa Gontijo de Transportes Ltda. Ano XXVII - nº 384 - outubro 2021

Empresa retoma admissão de motoristas

A Gontijo sempre acreditou no Brasil e nos brasileiros, tanto que nossa missão é "Fornecer serviço de transporte com segurança, pontualidade e conforto que assegure satisfação do cliente e contribuir com o desenvolvimento do país".
Sendo assim, coniantes em tempos melhores, na retomada do crescimento e do número de viajantes, a Gontijo recomeçou a contratação de motoristas e outros profissionais.

Nos meses de setembro e outubro já fortalecemos nosso quadro com mais 107 motoristas , sendo 25 novatos e 82 retornos. Além dos motoristas, a empresa também contratou 131 proissionais, entre bilheteiros, espachantes, auxiliares de serviço e atendentes, além de 37 jovens aprendizes.

Estamos felizes com a oportunidade de formar novas turmas de motoristas. Iniciamos no dia 15 de setembro a contratação de motoristas, com a esperança de melhores tempos e resultados. Desejamos boa sorte a todos os colegas que estão retornando e boas-vindas aos que estão iniciando uma nova caminhada.

Vou sair de férias
Onde a Gontijo sugere que eu vá?

O que não faltam são bons motivos para visitar Porto Seguro. Como diz Lenine em sua canção: “…você já foi à Bahia, meu irmão? Tem que ir, tem que ir”. A cidade é uma estância turística costeira do Sul da Bahia, com cerca de 90 quilômetros de praias belíssimas, de águas mornas e coqueirais. Com suas grandes e famosas barracas, a animação é uma das suas principais características. A cidade ferve noite e dia! Em Porto Seguro faz sol o ano todo, com um pouco mais de chuva entre março e maio.

Por isso mesmo, não há dúvida de que as praias e as paisagens espetaculares justiicam a visita à cidade. Mas ao cair tarde, todos se encontram na Passarela do Álcool, uma das atrações mais famosas, com suas inúmeras barracas com drinks exóticos e coloridos e música vibrante. Além das praias e da Passarela do Álcool, você não pode deixar de ver o lindo centro histórico de Porto Seguro, o Parque Marinho de Recife de Fora, a reserva indígena da Jaqueira, o Memorial da Epopeia do Descobrimento, a Ilha dos Aquários e fazer a observação de baleias.

E, se tiver tempo, se aventure pelos charmosos municípios vizinhos, como Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso. E vale também a pena visitar Santa Cruz de Cabrália pela sua importância histórica. Lá foi celebrada a primeira missa no Brasil, em 1500.
Arrume as malas e boa viagem! Você tem motivos de sobra para conhecer Porto Seguro!

O futuro pós-pandemia

Com o auge da pandemia ficando para trás, as empresas brasileiras que conseguiram sobreviver à crise econômica começam a enxergar novas possibilidades de crescimento. Mesmo que o cenário ainda esteja complicado, os novos tempos acenam para um novo período de geração de emprego, crescimento e renda, o que beneficiaria toda conjuntura do país. Embora seja cedo para comemorar, a ansiedade faz com que as empresas busquem novo direcionamento, alicerçadas nas histórias de superação, positividade e esperança. Assim também na Gontijo, que começa agora a contratar e a recontratar novos colaboradores, que darão impulso aos seus negócios. O novo tempo é de otimismo e de novo perfil de gestão empresarial. Isso vale para empreendedores e colaboradores. Mais do que nunca, precisamos nos dar as mãos para seguir em frente, minimizando perdas, estabelecendo novas prioridades, atentos às perspectivas do pós-pandemia. Os novos tempos poderão ser melhores do que aqueles que existiam até março de 2020. Basta querer e nos empenhar no trabalho. A pandemia nos ensinou a enfrentar os obstáculos e nos mostrou a nossa enorme capacidade de adaptação, de solidariedade, modicando a nossa forma de ver o mundo e as pessoas. Agora nos cabe replicar em casa e no trabalho o que aprendemos a duras penas durante esse período. Novas habilidade e competências, gestão de tempo, capacidade emocional para enfrentar os desafios, capacidade de aprendizado constante, espírito de equipe, tudo visando à evolução contínua. Vamos em frente! O futuro nos espera!

Zoo de BH e Aquário voltam a receber visitantes

Fechados por um longo tempo por causa da pandemia, o Jardim Zoológico de BH e o Aquário temático da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estão recebendo visitantes. Uma ocasião tanto para um passeio memorável com a família. No JARDIM ZOOLÓGICO estão mais de 3.500 mil animais de mais de 250 espécies, entre répteis, aves, peixes, anfíbios e mamíferos, representantes dos cinco continentes. O AQUÁRIO TEMÁTICO abriga 22 tanques para peixes, ambientados com vegetação que reproduz as margens do “Velho Chico”. É um espaço para conhecer novas espécies de peixes e obter informações sobre o São Francisco. Conta, ainda, com espaços de exposições lúdicas, laboratório, lagoa marginal, auditório, biblioteca, jardins, lanchonete e lojinha. Além dessas duas atrações, estão abertos para visitação o Borboleteio e o Jardim Japonês.

Serviço

Zoobotânica - Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000, BH/MG
O agendamento prévio de visita obrigatório pode ser feito por turno: manhã (entrada das 8h às 12h), e tarde (entrada das 13h às 16h). Todos os visitantes poderão permanecer até às 17h. Cada pessoa pode reservar até 5 ingressos.
O agendamento é feito pelo site pbh.gov.br/parquesezoobotanica, menu “agendamento de visitas/zoobotanica”. Lá você encontra todas as informações necessárias para a visita.

VAGAS PARA PCD´S

A Gontijo continua com vagas disponíveis para PCD´s (Pessoas Com Deficiência), com ou sem experiência. Se você conhece algum PCD que tenha interesse em trabalhar na empresa, não deixe de repassar essa informação. Os currículos devem ser enviados para recrutamento2@gontijo.com.br, caso seja motorista, ou recrutamento@gontijo.com.br, para as demais funções.

Outubro Rosa e câncer de mama
Fique atenta e saiba como se prevenir

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Apesar de raro, correspondendo a menos de 1% de todos os casos de câncer de mama, os homens também podem desenvolver esse tumor. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O diagnóstico precoce e o aperfeiçoamento das formas de tratamento aumentam as chances de cura. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. Alguns tipos de câncer, entre eles ode mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.

Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deveser investigado. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual. Caroço (nódulo) endurecido, ixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.

• Alterações no bico do peito (mamilo).
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Olhe, apalpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure ajuda médica. Além de estarem atentas ao próprio corpo, é recomendado que as mulheres façam exame de rotina. A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. As mulheres devem ser informadas sobre os benefícios e riscos dessa prática. É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia (radiografia das mamas, capaz de identificar alterações suspeitas.) a cada dois anos. A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica.

O que é Outubro Rosa

Criado na década de 1990, o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Depoimento corajoso
Alerta para lutar e vencer o câncer de mama

Sempre cuidei e muito de minha saúde. Aos 40 anos fiz a minha primeira mamografia, exame de rotina, pedido médico. Isso foi em 2016. Nela, aparecem microcalcificações, que foram investigadas logo. Fiz punção na mama e depois biópsia de corte. O resultado foi um choque imenso: câncer de mama. Na hora, faltou o chão que eu pisava, o ar que eu respirava. Aos poucos, fui reunindo as forças que me restavam e decidi seguir adiante. Passei por momentos dolorosos e difíceis como nunca imaginei passar. O câncer é cruel e traiçoeiro. Tive complicações severas, mas sempre encarei a minha situação com fé em Deus, acreditando que ele operaria um milagre em mim. Fiz cirurgia, radioterapia e agora continuo o tratamento com hormonioterapia. O medicamento me causa efeitos colaterais, mas tem fim. Espero que eu esteja bem perto da cura completa. Sozinha não dá para aguentar tudo o que passei e ainda passo. É preciso uma base sólida, que encontrei na família e nos amigos. Sem eles, essa fase da minha vida teria sido insuportável. É preciso que as mulheres saibam que tudo no início tem jeito. É preciso se cuidar, fazer mamografia, para ter um diagnóstico precoce. Foi o meu caso. Descobri a doença precocemente. Por isso, estou viva. O câncer muda tudo na vida da gente. Agora vejo a vida com outros olhos, dou valor às coisas que realmente importam. Precisamos ficar atentas o tempo todo e nos cuidar. A doença ainda é estigmatizada, causa medo e vergonha. Vamos falar mais sobre prevenção de câncer de mama, assim a gente fala sobre a vida.

Claudirene Conceição Gonçalves da Silva
Chefe do DPR - 26 anos na empresa

O que você queria ser quando criança?

Sonhava em ser músico, quando criança. Junto de meus irmãos e amigos, criávamos instrumentos musicais com latas e madeira. Na adolescência, aprendi a tocar alguns instrumentos percussivos. Mas faltava o aprendizado nos de corda. Aos 40 anos comecei a tocar violão e venho praticando. Já toquei na Igreja, que sou membro, os dois louvores que compus. Deus me capacita na sua obra. Nunca é tarde para realizar nosso desejo de criança.

Dineilton Marinho Hora
AAG-Feira de Santanta/BA
19 anos na empresa

Na escola tinha o apelido de “Arcaico”, pois gostava muito de explorar coisas antigas, como livros, marcas, carros e, até mesmo, programação de TV. Nessa época, aos 10 anos de idade, sonhei em ser professor de história. Admirava particularmente as histórias verídicas de A.C.

Narcélio da Silva Oliveira
Vigia DCX - Rio de Janeiro/RJ
6 anos na empresa

Costumava ver minha mãe passando aferro as pregas de seu uniforme. Ela trabalhava no Terbel, como bilheteira. Gostava devê-la toda produzida, com lencinho e salto alto. Aquilo me encantava; ela amava o trabalho. Isso se tornou um sonho para mim. Entrei na empresa como Jovem Aprendiz e, mais tarde, fui contratada. O sonho de trabalhar na Gontijo virou realidade.

Thaís Kathleen Oliveira Santos
Auxiliar Administrativo - DPE
7 anos na empresa

Sonhava em ser astronauta. Gostava de ficar observando o espaço, os astros e estrelas da nossa galáxia. Aquilo era mistério e puro encantamento. Também queria saber tudo sobre foguetes, viagens espaciais, vidas extraterrestres...

João Lucas de Aquino Silva
Aux. Serviços Administrativos - DSAC
2 anos na empresa

Desde criança, meu sonho foi ser uma policial militar. Estudei no Colégio Militar e fui aprovada em todas as provas para a polícia.Era menor de idade e minha mãe não aceitou porque achava a profissão perigosa. Para mim, era linda e altruísta, pois ajudava o próximo, garantindo a segurança de todos.

Jerusa de Souza Gomes
ESBI Terbel -
5 anos na empresa

Sempre quis ser mecânico. Quando pequeno, via meu padrasto montando e desmontando bicicleta e isso me deixava curioso e com muita vontade de entender o funcionamento de tudo. Foi aí que cresceu o desejo de ser mecânico. Sou apaixonado pela profissão e não me vejo fora dela em nenhum momento da minha vida.

Rafael Gonçalves de Souza
Encarregado de Manutenção -GVA
7 anos na empresa

Quando criança, eu costumava sentar na calçada e icar observando, por horas, o movimento de carros e caminhões pela rua afora. Isso logo despertou em mim o desejo de ser motorista, de sair pelo mundo a fora comandando um veículo.

Francisco Alexandre Santos
Bilheteiro - Milagres/CE -
4 anos na empresa

Sonhei, desde criança, ser atleta profissional de futebol. Para buscar a realização do meu sonho, treinava dia e noite, com muita garra. Achava que nessa profissão eu iria conhecer muitos lugares interessantes e ganharia bem, o que me possibilitaria dar melhor qualidade de vida para a minha mãe.

Enildo da Silva Souza
Ajudante de Encomendas – Petrolina/Pe